sexta-feira, agosto 05, 2005

FERRUS



Da cor da ferrugem, o meu gato chamava-se Ferrus. Miava docemente e os olhos cor de avelã eram o meu deleite… mas Ferrus partiu. Deixou saudades e sobretudo um vazio sem dimensão…

Ferrus era especial. Lia os meus escritos no seu esconderijo nocturno e fazia comentários fabulosos… O meu Ferrus era o meu príncipe encantado…

Fui gravando em folhas de papel azul as palavras doces e profundas que me escrevia na calada da noite… e ia lendo ao nascer do sol, fazendo crescer um amor terno e cheio de mitos na minha imaginação…

Ferrus tinha hábitos estranhos, mas como os gatos dormem em média dezoito horas por dia, porque precisam desse repouso, nunca reclamei, mas sentia a falta do seu pelo macio e brilhante, quando não estava perto de mim. Ferrus, ao contrário dos outros felinos, não mordia, lambia-me as faces, os lábios e recolhia as garras para passar a pata pela minha cara.

A gataria dos arredores, por vezes, deixava-o excitado. Por essas alturas, o Ferrus fugia de mim como que para esconder a vergonha de ter estado sujando o pelo com os outros bichanos…

Mas Ferrus partiu. Não escreveu mais comentários às minhas histórias. Não deixou rasto. Apenas deixou saudade…

Vou recordar o Ferrus por toda a minha vida. O meu príncipe encantado, com o pelo cor de ferrugem e com o miar mais doce que já ouvi.

04.08.05

2 comentários:

Leonor C.. disse...

Queridos animais que nos deixam tanta saudade... No meu coração tenho a recordação de vários, no decorrer da minha vida: o gato Tareco, companheiro da minha infância, que brincava comigo às escondidas; o canário Licas, que não gostava de ver ninguém de chapéu, (vá lá saber-se porquê)e que cantava que era um espanto; o piriquito Juca que poisava na beira do prato e bebia o caldo da sopa; o rouxinol do Japão, Tonico, que era muito assustadiço e que saltava, incessantemente, de um lado para o outro; os canários Pinóquio e Amarelinho que morreram no mesmo dia por via dos grelos de couve que comeram, penso eu. O Amarelinho veio muito novo e já cá estava há cerca de 15 anos. E, finalmente,a cadela Inga, o husky mais lindo que eu já vi, com um olho azul e outro castanho, que esteve connosco 4 anos. Todos eles me deixaram gratas recordações, queridos bichanos...
Gostei da história do Ferrus. Adoro gatos!

Bom fim de semana!

J25 disse...

Os animais normalmente têm esse dom, de nos marcarem para toda a vida. É imenso aquilo que aprendemos com eles...