sexta-feira, junho 10, 2005

PORQUÊ ESCREVO

Escrevo! Escrevo desde que aprendi as primeiras letras. Escrevo, porque sempre, desde os primórdios da minha aprendizagem, foi a única forma de ultrapassar a timidez que me caracteriza. Escrevo, porque é a maneira de expressar, através da palavra escrita, o que me vai pela “alma”.

Escrevo, porque escrevendo deixo que os sonhos se volatilizem, deixo que os pensamentos se expandam, deixo que todo o imaginário em que vivo seja um sem número de palavras, frases, de períodos de orações relativas, condicionais, concessivas, coordenativas…em suma, procuro dentro de uma expressividade peculiar, o deixar fluir, o que em mente se condensou, para posterior exteriorização…

Escrevo, porque toda a experiência que ao longo da vida tenho experimentado, presenteia-me com um manancial de sentimentos, que apenas pela escrita se podem expor…Escrevo, porque ainda garota comecei a escrever. A escrever versos, a escrever o Diário, a escrever cartas… até uma pequena peça de teatro para comemorar o V Cententenário de Infante D. Henrique…

Escrevo, porque ao escrever vêm à memória todas as páginas já escritas, onde em folhas monumentalmente grandes, repetia que eras o amor da minha vida…

Escrevo, porque te escrevi um sem conta de poemas e com que saudade sinto a nostalgia de os não ter, para os voltar a ler…

Escrevo, porque sempre que olho os olhos teus, sinto uma necessidade imensa de escrever, para repetir, sem saber como, que ocupas todos os recantos de todo o meu ser…

Escrevo, porque a escrever e de lágrimas nos olhos e estes presos na curva da Montanha Zembe, recordava o que deixara, tirando-me pedaços de vida, como se afatiasse um melão suculento…

Escrevo, escrevo todos os dias: prosa, verso, simples frases, ou apenas o teu nome, repetidas vezes, para que ao partir, o leve bem gravado em todos os neurónios que o memorizaram tão docemente…

Escrevo, porque escrever é uma terapia, porque é uma forma pessoal de psicanálise, que me proporciona rever todo o filme do que foi e é a vida que ainda tenho…

Escrevo, porque escrevendo e a minha escrita não sendo lida, estou segura que não entram no segredo que me dá alento para continuar, para além de cada pôr de Sol…

Escrevo, porque a escrever deixo que todas as raivas e iras esmoreçam pela escrita corrida, sem que as deposite em quem me rodeia…

Escrevo, porque escrevendo vou iludindo a mentira por verdades que me correm faces abaixo, dissimulando a desilusão que me causa toda a falsidade com que vais mascarando o cada um dos nossos dias…

Escrevo enfim, porque a escrever vou tentar esquecer mais uma página deste longo diário que venho escrevendo há tanto tempo…e esquecer todas as mentiras que dizes, possivelmente piedosas…

10.06.05

Sem comentários: